Governo do Tocantins desenvolve plataforma para promover a Agrotins 2020 100% Digital

19 de maio de 2020 Off Por renan

A Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins 2020 será realizada neste ano em formato inovador e 100% digital. Por meio de uma plataforma on-line, desenvolvida especialmente para essa edição, o cidadão terá acesso a diversos expositores, palestrantes, além de workshops e mais de 40 horas de programação ao vivo durante os dias 27, 28 e 29 de maio.

Com o tema “Cerrado Sustentável”, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse, apresentou a plataforma durante uma live nas redes sociais no dia 12 de maio. “Por causa do novo Coronavírus, entramos numa fase de grande dificuldade. Essa questão nos fez discutir de que forma poderíamos realizar a Agrotins deste ano. Então, decidimos usar a tecnologia a nosso favor”, afirmou.

O site www.agrotins.to.gov.br já está pronto e irá receber nos próximos dias a programação completa com as principais tecnologias e serviços do mundo agro.

A plataforma foi adquirida em formato de protótipo pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e desenvolvida pelos servidores da pasta de acordo com as necessidades da Agrotins deste ano.

Para o secretário César Halum, o projeto foi elaborado para ser intuitivo e de fácil navegação. “O site é bem dinâmico e leve, contendo recursos de imagem, áudio e texto para facilitar o acesso. Além disso, a Secretaria também disponibilizou manuais e guias para auxiliar o cidadão no acompanhamento da programação”, destacou o titular da Seagro.

Navegando

Logo no início do site, o cidadão vai encontrar quatro abas na parte superior: “Espaço dos Pavilhões”, “Campo do Conhecimento”, “Programação ao Vivo” e “Expositores”.

Na primeira aba, no “Espaço dos Pavilhões”, estão disponíveis vídeos, cartilhas, fotos e notícias sobre os órgãos do Governo Estadual, entre eles o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), bem como os parceiros das áreas do conhecimento, além de nove instituições financeiras que estarão ofertando linhas de crédito especiais durante o evento.

Também estão disponíveis os campos da pecuária, aquicultura, pesca esportiva, agricultura familiar, Plano ABC, mulheres rurais e muito mais.

Conhecimento

Em seguida, aparece a aba “Campo do Conhecimento”, reunindo o futuro do agronegócio dentro da programação da Agrotins, por meio de palestras, cursos, dias de campo, workshops e uma biblioteca inteiramente digital de livre acesso para a comunidade.

Lembrando que os conteúdos nos dois campos acima estarão disponíveis a partir do dia 27 de maio, permanecendo ativos por mais 30 dias após a realização da Feira, para futuras consultas e aprendizados.

Programação Ao Vivo e Expositores

Na aba “Programação Ao Vivo”, um dos grandes diferenciais para esse ano, o cidadão vai acompanhar todo o conteúdo que será abordado em tempo real durante esta edição. Serão 12 horas diárias de rodas de conversa, palestras, promoção de expositores e notícias do universo agro.

E a partir das 20 horas, a Feira traz também a transmissão de leilões ao vivo, habilitados pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Já a aba “Expositores” reúne importantes parceiros das Agrotins, que são responsáveis por trazer as principais novidades tecnológicas do universo agro. Nesta parte do site, estão as grandes marcas presentes na agricultura e pecuária de ponta, que irão expor virtualmente maquinários, produtos e serviços usados no campo.

Certificado

Depois de realizar cadastro no site da Agrotins 2020, na página inicial existe a opção de assinar gratuitamente a Newsletter da Feira, para receber via e-mail notícias e mais conteúdos informativos dessa edição, além de um certificado exclusivo de participação.

Fonte: Seagro Tocantins.

Foto: Seagro Tocantins.