Empresário de Itaberaí atua no ramo de energia solar e destaca a importância do Sebrae

Empresário participou de Missão Empresarial do Sebrae e afirma que foi um divisor de águas para ele

Fotos: Arquivo pessoal.

Por Carla Gomes, da Agência Sebrae de Notícias

No mês em que se celebra a eficiência energética, muito tem sido feito para que, de forma sustentável, os proprietários de empresas busquem formas de ampliar sua produção. Mas, ao mesmo tempo, os empresários estão preocupados com a gestão das suas potencialidades. Diante desse cenário, o Sebrae desenvolve o programa Energia para Todos. A iniciativa busca auxiliar os pequenos empresários a entender o consumo energético e identificar formas de se tornarem mais eficientes por meio de conscientização, capacitação e diagnóstico personalizado.

E não é apenas esse programa que o Sebrae dá como suporte para os empreendedores. Para aqueles que atuam na área de energia solar e meio ambiente, a instituição realiza a Missão Empresarial para o Congresso Nacional de ESG 2025, em São Paulo, que acontece de 12 a 14 de maio.

O Brasil está entre os 10 primeiros no ranking de países que investem em energia solar, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Goiás contribui com 4,4% de toda a potência instalada de energia solar no país, além de possuir um significativo potencial solar, devido às suas características geográficas e climáticas.

Neste cenário, o empreendedor Sinval Junio da Silva Faria resolveu montar, há quatro anos, a empresa GRF Energia Solar, em Itaberaí. Apesar de toda a dificuldade do mercado, Sinval destaca a importância do planejamento, do apoio familiar e a potencialidade do mercado.

“No início, depois de aproximadamente um ano estudando a energia solar, olhei para minha família e vi o tamanho apoio que tenho. Mesmo sabendo dos riscos para minha vida financeira, mas com o objetivo de honrar a minha família e assumir novos desafios, decide investir no segmento. Clientes com receio por ser novo na área, concorrência desleal e outras dificuldades. Assim iniciei as atividades sem funcionário registrado, apenas terceirizando quando necessário”, pontuou o empresário.

Sinval destacou ainda que hoje ele está mais fortes e experiente, já tem uma equipe de cinco pessoas e que os desafios são diferentes do início. “Temos como projeto futuros, inclusive um futuro bem próximo, expandir ofertando mais serviços de engenharia elétrica, como, por exemplo, subestação para consumidores”, afirmou.

E nessa busca por aperfeiçoamento, Sinval encontrou o apoio do Sebrae. “Minha parceria com o Sebrae tem sido bastante produtiva para o crescimento da empresa e também pessoal. A instituição para mim é como se fosse um líder que me mostra pontos falhos e me ajuda a melhorar. Na missão solar Sebrae, que participei em 2024, tive uma experiência surreal, superando todas as minhas expectativas. Tive a oportunidade de aprender e conhecer pessoas que me potencializaram”, destacou.

Sinval lembrou também já ter participado de iniciativas do Sebrae como Transformação Digital 5.0, palestras como a do Renner Silva, além da trilha solar. “Essas participações me tornaram mais motivado, me fizeram prever possíveis erros e os evitá-los”, destacou.

Acompanhar o mercado e ter um bom networking são alguns dos conselhos que Sinval dá para os novos empreendedores do ramo.

“Deixo como conselho que a persistência é o seu melhor aliado, somado com a responsabilidade. Uma frase que tenho visto bastante ultimamente inclusive é título de um livro: ‘Crédito vale mais que dinheiro!’. Então, quando se tem responsabilidades para honrar com os créditos que já se tem, eles vão se multiplicando”, finalizou.

Start typing and press Enter to search