No Endago, lideranças destacam a importância da defesa agropecuária para o País

Em clima de celebração e debate técnico, evento marca espaço para troca de experiências e fortalecimento da defesa agropecuária nacional

Fotos: Agrodefesa.

Com auditório lotado, a abertura da primeira edição do Encontro de Defesa Agropecuária de Goiás (Endago) ocorreu na manhã desta terça-feira (03/06), no Centro de Convenções de Goiânia. O evento, promovido pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), em parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária em Goiás (Ifag), foi marcado por falas de autoridades e lideranças do setor, que destacaram a importância da defesa agropecuária para a segurança alimentar, a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio brasileiro.

A cerimônia também foi um momento de valorização da cultura regional, com apresentações da Orquestra de Violeiros do Estado de Goiás, do grupo de Catira Fazenda Pedra Lisa, do cantor mirim Luiz Felipe e de um show inédito que uniu o rock da cantora Nila Branco com a música raiz de Almir Pessoa.

Com o tema “Desafios e perspectivas frente aos novos rumos”, o Endago propõe um amplo debate sobre o futuro da agropecuária no Brasil, com uma programação que segue até quinta-feira (05/06) e contempla 12 eixos temáticos, fóruns, palestras e rodas de conversa. Participam do evento lideranças do agro, técnicos, produtores, gestores públicos, pesquisadores e estudantes de diversas partes do país.

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, destacou o caráter inovador do encontro.

“O Endago vem para se firmar como um marco no calendário estadual e, por que não, no nacional. Esta é a primeira edição de um evento que nasce com vocação para inovação, qualificação e integração entre todos os atores da defesa agropecuária”, afirmou.

Ele também ressaltou o papel da educação sanitária. “Conhecimento é a principal ferramenta para garantir boas práticas, prevenir riscos e assegurar a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos brasileiros e de consumidores em diversas partes do mundo.”

O presidente do Ifag, Armando Rollemberg, reforçou a importância da defesa agropecuária para o desenvolvimento do setor. “A gente sabe o papel fundamental da defesa agropecuária. Sei da importância enquanto produtor, líder classista, presidente de uma instituição do setor e também como profissional da área”, disse.

Para o superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, o Endago traz à tona discussões cruciais. “É importantíssimo debatermos os desafios que o setor enfrenta, não só aqui em Goiás, mas no Brasil e no mundo. Me desculpem os outros estados, mas temos a melhor defesa agropecuária do país”, ressaltou.

Representando a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a subsecretária Glauciene Duarte Carvalho destacou a relevância do evento.

“É uma alegria ver esse auditório lotado para tratar de um tema tão importante. O evento acontece no mesmo momento em que o Brasil recebe o reconhecimento como zona livre de febre aftosa sem vacinação, e isso sela todos os esforços dos profissionais que atuam na defesa agropecuária em Goiás”, frisou.

O gestor institucional da Goiás Turismo, Manoel Eloy de Melo, apontou a sinergia entre o agro e o turismo. “O agronegócio é hoje a principal fonte de renda, justamente por combinar a técnica com a vivência no campo. Temos desenvolvido o projeto Aconchego Rural para que nossos turistas possam vivenciar essa realidade.”

Com mais de 60 palestrantes confirmados, o Endago discute temas como sanidade animal e vegetal, inspeção, bioinsumos, rastreabilidade, certificação, conectividade e sustentabilidade, consolidando Goiás como referência nacional em defesa agropecuária.

Serviço
1ª edição do Encontro de Defesa Agropecuária de Goiás – Endago

Data: 3 a 5 de junho de 2025
Local: Centro de Convenções de Goiânia
Informações: endago.org/endago | Instagram: @endago.goiania

Start typing and press Enter to search